Como proteger a sua empresa e os seus colaboradores contra o Covid-19? Veja 4 dicas

Desde o início de 2020, estamos sofrendo os impactos em vários aspectos que a pandemia do Covid-19 tem nos causado, principalmente no modo trabalho.

Com o retorno gradual das atividades, há uma grande preocupação acerca de como proteger tanto a empresa quanto os colaboradores contra o vírus.

Vale lembrar que, assim como a empresa, cada colaborador deve respeitar as precauções para manter sua saúde a salvo, e isso vale para o local de trabalho e fora dele.

Confira algumas dicas que separamos para te ajudar nesse momento.

1 – Faça com que a higienização da equipe se torne um hábito

A prevenção é o caminho para a segurança, e quando se trata da prevenção contra o vírus, a higienização é a nossa grande aliada.

Levando isso em consideração, uma boa forma de fazer com que sua equipe esteja sempre higienizada e prevenida, é criando rotinas de higienização até que elas se tornem um hábito.

É importante que toda a equipe esteja ciente desse novo hábito de higiene que precisa ser instaurado.

“Bons líderes aproveitam crises para reformular hábitos organizacionais.” Charles Duhigg, O Poder do Hábito.

2 – Treine a sua equipe

Por mais que os hábitos de higiene estejam sendo divulgados repetidas vezes nos noticiários, sempre podem haver dúvidas por parte dos colaboradores. Sendo assim, esse conhecimento precisa ser repassado para toda a equipe.

Explique para cada um a importância de lavar as mãos com frequência e ensine a maneira correta de fazer isso (siga as dicas divulgadas pelo Ministério da Saúde). Disponibilize álcool em gel para higienização das mãos por toda a empresa, mas deixe claro que lavar as mãos com sabão é muito mais eficiente.

Não deixe de explicar a importância do uso das máscaras e também do distanciamento social necessário entre cada pessoa.

3 – Higienize os locais de trabalho

Todos os itens que são utilizados pelos seus colaboradores precisam ser higienizados frequentemente. A utilização de um paninho com álcool 70% é a solução mais eficaz para isso.

Mesas, cadeiras, teclados, mouses, maçanetas, telefones, bancadas e todo e qualquer equipamento utilizado durante o expediente precisa ser higienizado, pois podem ser pontos de contágio.

Forneça toalhinhas descartáveis para que as superfícies mais utilizadas possam ser limpas pelos colaboradores antes de cada uso. Explique e incentive a importância de o fazê-lo.

4 – Não esqueça de incentivar a higiene respiratória

Muita gente pode esquecer do uso de lenços descartáveis para evitar a disseminação das gotículas com o vírus. É importante que todos tenham sempre por perto lenços descartáveis para levar à boca no caso de espirro, tosse ou necessidade de assoar o nariz.

Uma solução é disponibilizar esses lenços no banheiro para acesso dos colaboradores. Para descarta-los, lembre-se que é preciso uma lixeira com tampa para que todos evitem qualquer tipo de contato.

Importante: caso não haja lenço descartável por perto na hora de tossir ou espirrar, cubra seu nariz e boca com o antebraço. Após isso, lave-o quando puder, é claro.

 

Essas são algumas dicas para você aplicar na sua empresa para proteger seus colaboradores. Vale lembrar que todos da equipe precisam colaborar e tomar os devidos cuidados, sem exceção. Basta uma pessoa infectada descumprir as regras de prevenção para contagiar outras pessoas.

Em caso de dúvidas, acesse https://www.who.int/

 

Se você precisar de algum material médico-hospitalar e equipamentos médicos, nós da Metromed podemos te ajudar! Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos!