4 indicadores de desempenho para sua clínica médica que você precisa acompanhar

Se você possui uma clínica médica, sabe o quão desafiador é empreender na área da saúde, principalmente em um país como o Brasil. Nesse sentido, qualquer ferramenta que possa lhe auxiliar nessa jornada é bem-vinda, não é mesmo?

E é aí que entram os indicadores de desempenho, que são métricas a serem analisadas para acompanhar a performance de uma empresa.

Essas métricas são importantíssimas para a gestão da sua clínica médica, pois podem nortear quais estratégias estão dando mais resultado e o que não está.

Neste artigo, vamos lhe apresentar 4 indicadores de desemprenho essenciais para sua clínica. Acompanhe!

Tempo de espera

Vamos começar com uma das principais reclamações dos pacientes quando falamos em clínicas médicas: o tempo de espera. É claro que esse é um problema comum em um estabelecimento da área da saúde, até porque alguns imprevistos podem acontecer, mas é preciso tomar cuidado com os exageros.

Uma forma de mensurar o tempo de espera é fazendo o registro do horário de chegada dos pacientes e a hora em que eles foram atendidos. Se esse intervalo está sendo muito grande, você já sabe que precisa tomar atitudes para reduzi-lo.

Taxa de permanência

A taxa de permanência diz respeito às faltas e desistências em consultas ou tratamentos. É muito importante que essa taxa seja mensurada, principalmente se você costuma fazer tratamentos longos para seus pacientes.

Por exemplo, um paciente com problemas de coração necessita de um longo tratamento e monitoramento. Ou seja, sua taxa de permanência positiva é essencial para sua recuperação.

Caso você perceba que existem muitas faltas e desistências, é necessário descobrir o motivo disso para que você consiga reverter a situação.

Satisfação do paciente

A satisfação do cliente precisa ser levada em consideração em qualquer tipo de empreendimento, e em uma clínica médica, isso não é diferente. Esse indicador, como o próprio nome já diz, mostra o quão satisfeitos estão os pacientes com os serviços da sua clínica.

Quando um paciente fica insatisfeito, não significa que apenas irá deixar de visitar a sua clínica – ele pode fazer um relato sobre a má experiência nas redes sociais, o que é pior ainda, pois influencia outras pessoas.

Já quando um cliente fica extremamente satisfeito, ele se torna um advogado da sua marca, pois além de voltar mais vezes para se consultar, ele irá relatar para outras pessoas como foi a sua ótima experiência – e esse relato pode ser nas redes sociais.

Faturamento

Por último, mas definitivamente não menos importante, precisamos falar sobre o faturamento da clínica, afinal de contas, não dá pra fechar o orçamento no final do mês se você não tiver dinheiro no caixa, não é mesmo?

Você precisa ficar atento ao dinheiro que entra e sai mensalmente. Assim, você saberá se está lucrando ou está no prejuízo.

Para isso, é possível fazer o uso de sistemas automatizados de gestão financeira que fornecem relatórios detalhados.

Assim, você consegue fazer uma análise geral da parte financeira do negócio para tomar atitudes assertivas e lucrar mais.

 

Conclusão

Acompanhando esses indicadores, acreditamos que o sucesso da sua clínica será ainda maior.

Se você ainda tem dúvidas, considere entrar em contato com a gente.

Nós queremos ser reconhecidos pela excelência dos produtos oferecidos, pelo atendimento e pelo profissionalismo da equipe, sendo a empresa referência no segmento de material e equipamento médico-hospitalar.

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