Aprenda a criar o planejamento estratégico da sua clínica médica para 2022

O ano já começou e esse é o melhor momento para você rever o planejamento estratégico da sua clínica médica, analisando os resultados do ano anterior e definindo o que você espera para este novo ano.

Tendo em vista que é um grande desafio fazer uma empresa prosperar na área da saúde, especialmente pela complexidade do segmento e do grau técnico elevado, a elaboração de um planejamento estratégico se faz mais do que essencial.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed resolvemos criar este artigo para lhe ajudar nessa função. Acompanhe conosco!

O que é um planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico é a elaboração de uma série de ações a serem seguidas após uma análise criteriosa de todos os detalhes da sua organização, a fim de alcançar novos objetivos em um determinado período de tempo e evitar os erros do passado.

Pense nele como um roteiro a ser seguido para alcançar aquilo que a sua clínica deseja; é claro que o planejamento estratégico não precisa ser algo estático e imutável - você pode modifica-lo e adapta-lo de acordo com o decorrer da jornada.

Como criar o planejamento estratégico da sua clínica médica?

1 – Defina quais são os seus objetivos

Como você viu anteriormente, o planejamento estratégico é criado a fim de alcançar objetivos, mas se você não sabe quais são esses objetivos, de nada adianta, concorda?

É como diz o Gato Risonho na história de Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.”

2 – Realize uma Análise SWOT

Análise SWOT é uma ferramenta essencial em um planejamento estratégico. A sigla significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Com essa análise, você identificará pontos de melhorias internos, como no atendimento, equipe, processos e até mesmo no serviço prestado, sem deixar de lado o ambiente externo, que são os seus concorrentes, fornecedores e o macroambiente político, econômico, social e cultural.

Assim, olhando para dentro e fora da sua clínica e para o que é positivo e negativo, você consegue traçar um panorama completo do que pode determinar o sucesso do seu negócio.

3 – Conheça o seu público

Em uma clínica médica, o público são os pacientes, e conhece-los muito bem é fundamental na criação do planejamento estratégico, uma vez que todas as ações devem ser seguidas levando em consideração a saúde e o bem-estar dos mesmos.

Ao conhecer o seu público, você conseguirá alinhar as expectativas e necessidades deles com os objetivos a serem alcançados na sua clínica médica.

4 – Mensure os dados e resultados

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, já dizia que o que pode ser medido, pode ser melhorado.

A partir da mensuração dos dados e resultados, você conseguirá identificar as ações que são mais efetivas para alcançar seus objetivos, e essa é a quarta e última etapa para a criação de um planejamento estratégico.

É importantíssimo lembrar que o sucesso da sua clínica vai muito além das habilidades médicas. Logo, reflita sobre esse conteúdo e comece seu planejamento o quanto antes!

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