Como abrir uma clínica de saúde? Veja o passo a passo

Ao se formarem no curso de medicina, muitos profissionais optam por abrir uma clínica de saúde para pôr em prática tudo o que foi aprendido e iniciarem a sua carreira de forma independente.

Entretanto, nada garante que essa ideia dará certo.

Além do mais, abrir uma clínica de saúde vai além das especialidades aprendidas no curso medicina; será preciso entender alguns fundamentos de administração, marketing, vendas e demais áreas, por exemplo.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed resolvemos preparar esse artigo com um passo a passo prático para você abrir a sua clínica de saúde. Acompanhe conosco até o final!

1 – Faça um planejamento

Definitivamente, não é aconselhável fazer a abertura de uma clínica de saúde sem antes fazer um planejamento, que envolve traçar as estratégias e definir quais passos serão tomados para que você atinja o seu objetivo final.

Você precisará definir um perfil de paciente que deseja atender, analisar os concorrentes da sua região, decidir quais especialidades serão oferecidas na clínica e estudar as características da sua área de atuação; estes são os primeiros passos de um planejamento, e é o mínimo que precisa ser feito antes da abertura da sua clínica de saúde.

2 – Escolha o melhor local

Considere locais de fácil acesso para os seus pacientes, com estacionamento, visto que eles passarão um bom tempo na sua clínica, e com bastante luz natural. Uma boa dica é que você busque por locais no centro da cidade.

Não esqueça de considerar o perfil de paciente que você definiu no planejamento, pois isso vai influenciar muito na escolha do local.

3 – Tenha os equipamentos necessários

Uma clínica de saúde sem equipamentos médicos não é uma clínica, certo?

Além de equipamentos de escritório, como computadores, mesas, cadeiras, papel, caneta e impressora, você precisará de materiais como:

- Luvas, toucas e máscaras;

- Estetoscópio

- Oxímetro

- Oftalmoscópio

- Otoscópio

- Mesas cirúrgicas

- Bisturi

- Cadeira de roda

- Balança

- Macas

- E demais itens

Neste passo, você provavelmente terá um custo considerável para adquirir esses produtos. Por isso, sugerimos que você prime pela qualidade e escolha fornecedores de confiança e credibilidade.

A Metromed está há 30 anos distribuindo materiais médico-hospitalares e equipamentos médicos. Clique aqui e conheça nossos produtos!

4 – Divulgue sua clínica

Para que você atraia pacientes, a publicidade será mais do que necessária. Afinal de contas, quem não é visto, não é lembrado.

Utilize a internet e as redes sociais ao seu favor; crie conteúdos que ajudem as pessoas e provem que a sua clínica pode resolver o problema delas. Assim, se a divulgação for bem feita, quando as pessoas precisarem de uma clínica, certamente lembrarão da sua.

5 - Atenda às exigências legais e sanitárias

A abertura de uma clínica de saúde exige alguns processos burocráticos para que tudo esteja dentro da lei, o que garantirá que o estabelecimento está legal e seguro.

A Vigilância Sanitária, o corpo de bombeiros e alguns órgãos da prefeitura da sua cidade, por exemplo, demandam algumas autorizações para o funcionamento de uma empresa, e quando se trata da área da saúde, isso não é diferente.

A dica de ouro aqui é que você conte com um contador para resolver todas essas questões fiscais e burocráticas.

Conclusão

Seguindo esse passo a passo simples e prático, acreditamos que a abertura da sua clínica de saúde será facilitada.

Se você ainda tem dúvidas, considere entrar em contato com a gente.

Nós queremos ser reconhecidos pela excelência dos produtos oferecidos, pelo atendimento e pelo profissionalismo da equipe, sendo a empresa referência no segmento de material e equipamento médico-hospitalar.

Vamos conversar?

Clique aqui e converse conosco. Traga mais saúde para sua vida!