Como cuidar da sua saúde no inverno? Veja 5 dicas importantes

O inverno vem acompanhado das condições ideais para o surgimento de doenças, em decorrência da baixa umidade do ar, da mudança brusca de temperatura e do aumento dos índices de poluição.

Não são apenas os resfriados leves que acometem a população nessa época do ano, mas também os problemas respiratórios e cardiovasculares, além das doenças de pele.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed resolvemos preparar este conteúdo para lhe auxiliar no cuidado com a sua saúde no inverno. Acompanhe a leitura!

1 – Mantenha a hidratação

No frio, costumamos não sentir tanta sede quanto nos dias quentes, não é mesmo? Entretanto, é fundamental mantermos a hidratação, já que nessa época do ano, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo, o que facilita a desidratação.

Vale lembrar que um dos fatores mais importantes para o bom desempenho do sistema imunológico e do nosso organismo de maneira geral é a hidratação, sem contar que ela também evita problemas digestivos e intestinais e hidrata a nossa pele e garganta, o que é muito importante nos dias mais secos.

2 – Cuidado na alimentação

A gastronomia tende a se tornar mais tentadora nos dias de inverno, o que acaba aumentando o nosso consumo de comidas gordurosas e com altas calorias. Porém, a sua saúde irá agradecer se você não cair nessas tentações e manter uma alimentação equilibrada, incluindo frutas, legumes e verduras, por exemplo.

Assim como a hidratação, a alimentação saudável tem um papel fundamental no fornecimento dos nutrientes necessários para o sistema imunológico, prevenindo as doenças típicas do clima frio.

3 – Pratique exercícios físicos

Essa é uma dica que serve não só para manter a saúde do corpo, mas também da mente. Isso porque além de acelerar o metabolismo, a prática de exercícios físicos pode melhorar a sua disposição e lhe ajudar a manter a produtividade mesmo nos dias em que a única vontade é ficar debaixo das cobertas.

Se você não tem esse hábito, procure começar aos poucos, praticando exercícios pelo menos 3 vezes na semana. Além disso, opte por horários menos frios, procure iniciar com um aquecimento para estimular a musculatura, mantenha a hidratação e respeite sempre os seus limites.

4 – Deixe o ar circular pelos ambientes

Algumas pessoas acreditam que, durante os dias frios, é preciso deixar todas as janelas fechadas para prevenir as doenças de inverno, mas isso não passa de um mito - e um mito perigoso, já que as janelas fechadas evitam a circulação de ar, o que aumenta a ocorrência de vírus, ácaros, fungos, entre outros.

Portanto, evite ambientes fechados e com muita aglomeração durante o inverno. Quando estiver em casa, procure manter pelo menos uma janela aberta.

5 – Continue usando o protetor solar

Não é porque o inverno chegou que você deve parar de usar o protetor solar. Durante todo o ano, os raios ultravioletas do sol que são nocivos a nossa pele estão presentes, e é por isso que o protetor não pode ser esquecido em nenhum momento.

Uma dica extra nesse tópico: mesmo nos dias frios, continue tomando alguns minutos de sol com menos roupa, assim você mantém a dose diária de vitamina D. Muitas pessoas esquecem de tomar sol durante o inverno.

 

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!