O que você precisa saber sobre equipamentos médicos

Para que uma instituição ou organização preste um atendimento médico de qualidade aos seus pacientes, é imprescindível que se faça o uso de bons equipamentos médicos que estejam funcionando em perfeito estado.

Isso porque estamos falando da saúde das pessoas, onde qualquer descuido pode colocar uma vida em risco.

Sendo assim, a escolha de equipamentos médicos deve ser feita com muita atenção e cuidado, de forma que os profissionais da saúde contem com os instrumentos necessários para prestar o melhor atendimento possível.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre equipamentos médicos. Acompanhe conosco!

Entenda o que são os equipamentos médicos

Basicamente, um equipamento médico é um instrumento utilizado para fins médicos, odontológicos, laboratoriais, entre outros, afim de traçar um diagnóstico, tratar da saúde, fazer uma operação ou examinar um paciente.

Existem variações de acordo com o serviço realizado e o local do atendimento. Em um consultório, por exemplo, equipamentos de uso mais complexo não são tão necessários.

Já em uma clínica, equipamentos para exames mais avançados, como um eletrocardiograma, por exemplo, podem ser muito úteis.

Enfim, a gama de variedade de equipamentos médicos é bastante ampla; por isso, na hora de fazer a compra dos mesmos, é importantíssimo que se tenha em mente qual é a real necessidade de equipamentos para o tipo de atendimento clínico que será realizado.

A qualidade dos equipamentos médicos é crucial

Assim como em qualquer área do comércio, adquirir bons produtos traz uma série de benefícios: durabilidade, otimização da produtividade, segurança, assistência técnica, entre diversos outros.

Tudo isso oferece uma relação de custo-benefício muito maior.

Quando adquirimos produtos de baixa qualidade e pensando apenas na economia momentânea que isso gera, acontece aquela velha história de que o barato sai caro. Evite cair nessa armadilha.

Como adquirir equipamentos médicos de maneira assertiva?

Existem alguns fatores a serem considerados nesse momento que podem lhe ajudar a fazer a melhor compra.

1 – Faça um planejamento

Pense de forma estratégica; considere o nível de qualificação técnica que a sua clínica oferecerá no atendimento e a expectativa de demanda que você espera na empresa.

Caso você seja um profissional mais experiente, equipamentos avançados e com mais recursos podem ser priorizados, por exemplo.

2 – Atente-se à garantia dos produtos

Todos nós sabemos que problemas com produtos acontecem, mas o tempo de garantia que o fornecedor lhe dá pode fazer com que você usufrua do equipamento com mais tranquilidade, uma vez que, quando necessário, você terá assistência garantida.

3 – Verifique o registro da ANVISA

Esse registro indica que o produto passou pelos testes de qualidade, é seguro tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde e que as normas foram seguidas.

Vale ressaltar que fazer o uso de equipamentos médicos que não possuem o registro da ANVISA é crime.

4 – Escolha fornecedores confiáveis

Vidas dependem do bom funcionamento dos equipamentos médicos, portento, pesquise muito bem a respeito dos fornecedores em questão; veja quais são os pontos fortes e fracos, o foco de cada um deles e como eles se relacionam com os clientes.

5 – Conheça a Metromed

Estamos há 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em lhe oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!