O que você precisa saber sobre Saúde e Segurança no Trabalho?

A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) diz respeito a um conjunto de normas, práticas e procedimentos exigidos de forma legal a uma empresa e seus colaboradores, a fim de reduzir o número de acidentes e riscos ocupacionais e garantir a integridade física de toda a equipe.

Apesar de este ser um assunto bastante comentado, muita gente ainda tem dúvidas a respeito, principalmente sobre como implementar essas medidas na empresa.

Pensando nisso, resolvemos preparar este artigo com o que você precisa saber sobre Saúde e Segurança no Trabalho. Acompanhe!

Qual a importância da Saúde e Segurança no Trabalho?

Se preocupar com o bem-estar físico e mental dos colaboradores deixou de ser apenas uma opção, mas sim algo essencial para um ambiente de trabalho produtivo e seguro.

De acordo com o artigo 162 da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), as empresas precisam obrigatoriamente investir em práticas que aumentem a saúde e a segurança no trabalho, incluindo uma boa infraestrutura e uma equipe preparada para realizar as demandas.

Para que a sua empresa esteja de acordo com as normas da SST, é preciso cumprir alguns tópicos, como:

- Definição de uma política de Saúde e Segurança no Trabalho própria da empresa;

- Organização da forma de implementação das normas;

- Planejamento e execução;

- Avaliação dos resultados;

O Brasil é 2º país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, o que aumenta ainda mais a importância da adoção dessas medidas. De 2002 a 2020, nosso país registrou uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, segundo o relatório do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.

Como implementar essas técnicas?

Analise os riscos: faça essa análise com base nos riscos tomados pelo colaborador para exercer suas atividades do dia a dia e o que você pode fazer para minimizá-los. Ao identificar um problema, resolva-o da maneira mais rápida e prática possível.

Conscientize sua equipe: de nada adianta implementar essas técnicas sem a participação de quem mais importa: seus colaboradores. Logo, é fundamental que você conscientize toda a equipe sobre a importância de seguir essas técnicas, afinal de contas, isso diz respeito à saúde e à segurança dos mesmos.

Promova a segurança no ambiente de trabalho: esse tópico tem a ver com a promoção de um ambiente adequado para realização do trabalho de forma segura, o que inclui equipamentos funcionando de maneira correta, fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), suporte médico, etc. Não deixe de lado também a saúde mental da equipe, um assunto que é cada vez mais comentado. Zele pela saúde do colaborador como um todo.

Faça treinamentos: promova treinamentos periódicos para que sua equipe saiba como agir em situações de emergência, além de saberem como manusear os equipamentos necessários de maneira adequada.

 

O conjunto de práticas relacionadas à Saúde e Segurança no Trabalho é essencial para uma equipe mais produtiva, para a redução de custos e para a prevenção de acidentes. Por isso, esperamos que você coloque em prática os ensinamentos apresentados nesse conteúdo.

Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco!

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