Qual é a real importância da ética na medicina? Veja aqui!

Com base científica e instituída por meio de um código, a ética na medicina serve como um norte para o trabalho dos profissionais da área da saúde em prol da vida e da segurança de todos os pacientes atendidos.

Ao longo de muitos anos, várias visões e conceitos vêm sendo discutidos a respeito do tema, uma vez que o mesmo está intimamente ligado à vida e ao bem-estar humano.

Entender a real importância da ética na medicina e seus impactos em nosso cotidiano é essencial, e por isso que nós aqui da Metromed resolvemos trazer esse conteúdo para você. Acompanhe até o final, você não irá se arrepender!

O que é a ética na medicina?

É a união das normas e preceitos que devem ser respeitados e aplicados estritamente por todos os profissionais da saúde.

É importante deixar claro que a ética na medicina não se trata de regras e conceitos imutáveis – ela está baseada em questões morais, ou seja, está intimamente ligada aos valores da sociedade em seu tempo atual.

Como esses valores mudam com o tempo, o documento que rege a ética na medicina passa por revisões de tempos em tempos, com o objetivo de acompanhar as transformações da sociedade e dos indivíduos.

Estão inclusas nas discussões relacionadas à ética na medicina as ideias que vão além da relação entre o médico e o paciente, mas que continuam ligadas aos valores da sociedade. Aborto, eutanásia e doação de órgãos são exemplos de temas que podem fazer parte dessas discussões.

Desta forma, a ética na medicina não se trata apenas do relacionamento entre o médico e o paciente, mas entre o médico e a sociedade, e também entre o médico e todos os outros médicos.

Essas três esferas de relacionamento estão presentes no Código de Ética da Medicina, que orienta a conduta médica em casos extremos.

Qual é a real importância da ética na medicina?

 É necessário que o profissional da saúde siga princípios éticos para trabalhar de forma honesta, não é mesmo? Quando falamos sobre a medicina, isso ganha mais importância ainda, já que a profissão lida com a vida humana e com a saúde do paciente.

É por isso que os médicos precisam colocar o interesse do paciente como um dos fatores inegociáveis. Com isso, podemos considerar que:

- O médico precisa agir sempre de forma ética;

- Não deve visar apenas o lucro com a prestação de serviços da medicina;

- Os profissionais da saúde não podem comercializar serviços que ponham em risco a saúde dos pacientes;

O Código de Ética da Medicina é regido por lei, e proporciona segurança aos profissionais da saúde e aos pacientes através das regras.

Se o código não existisse, pessoas sem nenhuma qualificação poderiam realizar procedimentos restritos somente aos médicos, como uma cirurgia, por exemplo, o que acabaria causando muito mais riscos de saúde e até mesmo de morte a diversas pessoas. O mesmo código confere proteção aos profissionais que atuam em caráter de emergência para salvar vidas.

 

Ética na medicina é um assunto extenso, diverso e polêmico, e, muitas vezes, não é tão simples de discuti-lo, mas é essencial ter conhecimento acerca do mesmo, uma vez que ele está ligado à nossa saúde e bem-estar.

É por isso que nós da Metromed estamos de mãos dadas com a saúde e acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Vamos conversar?

Clique aqui, converse conosco e conheça nossos produtos. Traga mais saúde para sua vida!