Saiba como fazer uma gestão eficiente dos equipamentos hospitalares com essas 5 dicas

Para que uma instituição ou organização preste um atendimento médico de qualidade, é imprescindível que os equipamentos hospitalares estejam organizados, bem cuidados e abastecidos para que não ocorram perdas ou a falta deles num momento de emergência.

A má gestão dos equipamentos hospitalares é um dos principais motivos para o aumento de gastos com os mesmos.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed preparamos esse conteúdo com 5 dicas para que você saiba como fazer uma gestão eficiente dos equipamentos hospitalares. Acompanhe!

1 – Tenha um inventário

Antes de mais nada, é importante que você crie um inventário para ter o controle da quantidade e do tipo dos equipamentos hospitalares que você possui. Utilize softwares que podem te ajudar a fazer isso ou até mesmo uma planilha do Excel.

Com esse inventário, vai ficar muito mais fácil de controlar os equipamentos e fazer a manutenção quando necessário.

2 – Separe os equipamentos hospitalares por categorias

Após criar o inventário, recomendamos que você os separe por categorias. Por exemplo, existem aqueles materiais que serão usados com mais frequência e precisam permanecer mais próximos ao alcance, há aqueles que precisam ficar sob refrigeração e ainda tem os que são usados com menos frequência.

Você pode separar os equipamentos de acordo com o sistema fisiológico: aqueles utilizados para tratamento ou diagnóstico respiratório, circulatório, muscular e todos os demais.

Também é possível separá-los de acordo com a frequência de utilização.

Independente da separação por categoria que você escolher, é importante que a mesma seja sempre respeitada para que, quando necessário, seja mais fácil fazer a reposição dos equipamentos.

3 – Treine a sua equipe

Um atendimento de qualidade exige não somente uma gestão dos equipamentos hospitalares, mas também das pessoas que irão utilizá-los. Da equipe de saúde até os responsáveis pela manutenção dos equipamentos: todos precisam estar engajados e bem treinados.

Não hesite em oferecer um treinamento para que todos estejam alinhados de acordo com as normas de bom uso dos equipamentos. Isso aumenta a motivação da equipe, facilita a gestão e garante um atendimento de excelência aos pacientes.

4 – Faça manutenções preventivas dos equipamentos

Com o tempo, os equipamentos vão desgastando com o uso, sendo necessário revisá-los com frequência para evitar grandes problemas enquanto são utilizados.

É por isso que as manutenções preventivas são implementadas para averiguar se todos os equipamentos estão funcionando da melhor maneira possível, a fim de evitar falhas e a necessidade de ter que comprar peças de última de hora.

5 – Adquira equipamentos de qualidade de quem está de mãos dadas com a saúde

Nós da Metromed estamos de mãos dadas com a saúde e nos preocupamos com a qualidade dos equipamentos hospitalares que distribuímos, com quem vai comprar esses equipamentos e com o paciente que será atendido.

Somos uma empresa altamente comprometida com o que faz. Sabemos da importância do nosso trabalho na construção de uma sociedade cada vez melhor e mais saudável.

Por isso, ao distribuir ao distribuir nossos equipamentos, primamos pela qualidade dos mesmos. Essa é uma filosofia incorporada por toda a nossa equipe.

Queremos ser reconhecidos pela excelência dos produtos oferecidos, pelo atendimento e pelo profissionalismo da equipe, sendo assim a empresa referência no segmento de material e equipamento médico-hospitalar.

Vamos conversar?

Clique aqui, converse conosco e conheça nossos produtos. Traga mais saúde para sua vida!