Cuidados essenciais durante a gravidez: 4 coisas que toda gestante precisa saber

A gestação é um dos períodos mais delicados na vida da mulher. São 9 meses de várias mudanças físicas e emocionais acontecendo, e é preciso passar por elas com segurança e atenção para manter a saúde e o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed resolvemos preparar este artigo com 4 coisas que toda gestante precisa saber.

Acompanhe a leitura!

1 – Tudo começa no pré-natal

Após a descoberta da gestação, o primeiro cuidado a ser tomado é o pré-natal, que se trata do acompanhamento de um profissional obstetra monitorando e deixando a mãe e a família a par de tudo o que se precisa saber sobre os próximos passos da gravidez.

Assuntos relacionados à alimentação, cuidados essenciais e mudanças no corpo e na mente são temas recorrentes nas consultas com o obstetra, já que é importantíssimo que tudo isso seja esclarecido.

2 – A alimentação precisa ser balanceada

Como os nutrientes ingeridos pela mãe irão influenciar diretamente na saúde do bebê, sua alimentação precisa ser repensada e balanceada.

Frutas, verduras, vegetais, cereais, gorduras boas e proteínas são bem-vindas. Não deixe também de consumir a quantidade ideal de água diariamente.

Além disso, atente-se aos alimentos e bebidas que precisam ser evitados, como refrigerantes, sal em excesso, doces, cafeína, enlatados e proteínas cruas, por exemplo. Apesar, de ser óbvio, é importante ressaltar que as bebidas alcóolicas e o cigarro também devem ser evitados.

3 – A prática de exercícios é importante

É sabido que a prática de exercícios é importante em todos os momentos da vida, mas durante a gravidez, ela tem um papel fundamental.

Além de evitar o sedentarismo da gestante, os exercícios irão auxiliar no afastamento da fadiga e da tensão, na melhora da circulação sanguínea e no fortalecimento dos músculos. Sem contar os benefícios que eles trazem para a saúde mental, que jamais pode ser esquecida.

Vale lembrar que não são todos os exercícios físicos que podem ser realizados durante a gestação; faça um acompanhamento médico para saber quais as atividades e esportes que podem ser praticados (normalmente são aqueles que oferecem baixo impacto, como Pilates, Yoga, natação, hidroginástica e caminhada).

4 – O repouso não pode faltar

Sentir um cansaço frequente durante a gestação é perfeitamente normal. Logo, é fundamental fazer o repouso necessário para manter a saúde e a disposição em dia.

Alguns especialistas alertam que a gestante precisa dormir em torno de 10 horas por noite. Além disso, deve-se evitar esforço físico em excesso e o estresse.

 

O que você achou do conteúdo de hoje? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com seu médico de confiança.

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!