Você conhece a endometriose? Saiba o que é, quais as causas, os sintomas e como tratar a doença

A endometriose é uma doença que modifica o funcionamento normal do organismo, na qual as células do tecido que reveste o útero (endométrio) ao invés de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto, fazendo com que o tecido cresça fora da cavidade uterina, caindo geralmente nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga ou na pélvis.

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero. Ele é sensível às alterações do ciclo menstrual. Depois de fertilizado, é lá que o óvulo fica implantado. Caso não haja fecundação, grande parte do endométrio é eliminada na menstruação. O restante volta a crescer num processo cíclico.

Quais as causas da endometriose?

As causas da doença ainda não estão bem estabelecidas, mas alguns estudos levantaram algumas possibilidades.

Uma delas é a menstruação retrógada, que é quando o sangue da menstruação, que contém células do endométrio, reflui para a cavidade pélvica por meio das trompas do falópio, permitindo que as células endométricas se instalem em outros órgãos dessa região.

Outra hipótese é a deficiência do sistema imunológico, que pode ter dificuldade de reconhecer e destruir as células do endométrio que crescem no local errado.

Quais os sintomas da doença?

A endometriose pode ser assintomática, mas quando aparecem, os sintomas podem envolver dor pélvica associada com frequência ao ciclo menstrual. Algumas mulheres acometidas pela doença dizem que a dor, durante o período de menstruação, é muito pior do que o normal, e vai intensificando conforme o tempo passa.

Outros sintomas da endometriose são:

- Dispareunia: dor durante as relações sexuais com penetração, especialmente com profundidade;

- Dor no baixo do abdômen ou cólicas que podem ocorrer de forma cíclica dias antes da menstruação;

- Dores e sangramentos ao urinar e evacuar (especialmente no período menstrual);

- Diarreia (especialmente no período menstrual);

-  Fadiga;

- Infertilidade;

Vale lembrar que a intensidade da dor nem sempre está relacionada com a ampliação da doença. Mulheres com a doença em uma fase crítica podem não sentir nenhuma dor, enquanto aquelas que sentem bastante dor estão com pequenos focos de endometriose.

Como fazer o tratamento?

Existem diversos tratamentos para a endometriose, que vão depender de fatores como idade, gravidade dos sintomas e o desejo de ter filhos.

Mulheres mais jovens podem utilizar medicamentos que suspendam a menstruação, como a pílula anticoncepcional tomada sem intervalos e os análogos do GnRH. O problema é que esses últimos podem provocar efeitos colaterais adversos.

Quando a doença causa lesões maiores, se faz necessária a retirada das áreas afetadas de forma cirúrgica.

Se a mulher não deseja mais ter filhos, a remoção dos ovários e do útero com a cirurgia radical pode ser uma opção de tratamento.

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!