Entenda o que são as hepatites virais e o que fazer para se prevenir

As hepatites virais são doenças graves causadas por diferentes tipos de vírus que infeccionam o fígado humano, causando alterações leves, moderadas ou graves.

Geralmente, essa infecção é silenciosa e assintomática, mas ela também pode vir acompanhada de febre, cansaço, mal-estar, dor abdominal, urina escura, fezes claras e pele e olhos amarelados. Há ainda os tipos crônicos de hepatite, que podem evoluir para o desenvolvimento de cirrose e câncer no fígado.

Aqui no Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Em menor frequência, temos também o vírus da hepatite D, que é comum na região norte do país. Na África e na Ásia, encontra-se também o vírus da hepatite E.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a transmissão, diagnóstico e prevenção dessas doenças.

Transmissão

São diferentes as formas de transmissão das hepatites virais e elas dependem muito do vírus causador da doença.

As hepatites A e E, por exemplo, são transmitidas via fecal-oral. Logo, elas estão intimamente ligadas aos hábitos de higiene pessoal e às condições de saneamento básico de uma região.

Já as hepatites B, C e D possuem meios diferentes de transmissão, incluindo relações sexuais desprotegidas com uma pessoa contaminada, compartilhamento de materiais que perfuram a pele, como seringas e agulhas, ou até mesmo itens de higiene pessoal, como lâminas de barbear, alicate de unhas ou escovas de dente.

Diagnóstico

O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar que a doença evolua, por isso são extremamente importantes.

Os testes rápidos para os tipos B e C de hepatite que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo. Recomenda-se que todas as pessoas sejam testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite, em especial aquelas com mais de 40 anos. As populações mais vulneráveis precisam ser testadas com uma periodicidade maior.

Prevenção

A principal forma de prevenção contra as hepatites A e B é a vacina. Quem se vacina contra a hepatite do tipo B já estará protegido de uma infecção contra a hepatite D. Vale lembrar que esta vacina está disponível gratuitamente no SUS para toda a população.

Para os demais tipos de vírus, ainda não há vacinas, mas como existem diferentes formas de transmissão, há também diferentes formas de prevenção.

As hepatites A e E, que são transmitidas principalmente via fecal-oral, podem ser prevenidas com hábitos de higiene mais eficientes, como a lavação das mãos e a higienização de alimentos.

Já as hepatites B, C e D podem ser prevenidas com o uso de preservativos nas relações sexuais e evitando o compartilhamento de objetos perfurantes ou de higiene pessoal.

A sua vida é o seu maior bem. Cuide-se!

 

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!