Dia Mundial da Alergia: quais os principais tipos de doença e suas particularidades

Dia 8 de julho é o Dia Mundial da Alergia, data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre a prevenção e tratamento da alergia, doença que pode ser moderada ou levar à morte.

O sistema imunológico de uma pessoa acometida por uma alergia acaba reagindo de forma exagerada a substâncias externas, que podem entrar em contato com o corpo humano por vias aérea, inalatória, digestiva ou cutânea. O mesmo mecanismo que dispara a alergia é o que defende o corpo das substâncias ou microrganismos nocivos.

Para tirar as suas dúvidas sobre a doença e compartilhar informações relevantes, nós aqui da Metromed resolvemos preparar este conteúdo especial do Dia Mundial da Alergia. Acompanhe a leitura conosco até o final!

Alergias alimentares

Frutos do mar, leite de vaca, amendoim, ovo, trigo, soja, nozes e castanhas estão entre os principais causadores de alergias alimentares, devido a algumas proteínas presentes em alguns deles, como a albumina, no ovo, ou o glúten dos cereais. 

Quando não são diagnosticadas e prevenidas a tempo, essas reações alérgicas podem ser perigosas. Os sintomas podem incluir irritações na pele, náuseas, diarreia ou até obstrução das vias respiratórias, o que pode ser fatal.

Alergias respiratórias

Sendo uma das alergias mais frequentes do Brasil, as alergias respiratórias podem ser causadas por fatores como ácaros, pelos de animais ou fungos presentes no pólen das flores, manifestando sintomas como espirros, coriza, fadiga e alterações no olfato ou paladar.

O controle ambiental é uma das formas de se minimizar os impactos desse tipo de alergia. Os ácaros, por exemplo, possuem um reservatório principal, que pode ser a cama ou o sofá; existem capas impermeáveis que podem ser colocadas nesses móveis. Quanto aos animais de estimação, o ideal é que eles não frequentem tanto os cômodos em que você passa a maior parte do tempo.

Alergia a medicamentos

Anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos também podem ser a causa de reações alérgicas, já que o sistema imunológico pode interpretar esses medicamentos como substâncias danosas para nosso organismo.

Por isso, é tão importante fazer testes para que você saiba qual tipo de medicamento pode ou não pode ser tomado. É essencial que você saiba a qual grupo que pertence o medicamento que lhe causa reações alérgicas.

Alergia a insetos

Substâncias liberadas a partir de picadas de abelhas, vespas, marimbondos ou formigas podem causar reações alérgicas perigosas ao ser humano.

Como a picada de insetos é um causador de alergia mais difícil de se evitar, existe a imunoterapia, que são vacinas para esse tipo de alergia que dessensibilizam a pessoa para aquela substância liberada.

 

Para mais informações, acesse a página do Ministério da Saúde clicando aqui.

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!