Medidor de pressão arterial: conheça os principais tipos e escolha o ideal para usar em casa

Podendo ser chamado de aparelho de pressão arterial, esfigmomanômetro ou simplesmente medidor de pressão, este é um instrumento médico cuja função é medir a nossa pressão arterial.

É comum que os profissionais da saúde peçam para pessoas com pressão alta verificarem a própria pressão em casa, garantindo assim o controle da mesma. Isso porque a leitura da pressão feita no consultório mostra o resultado daquele momento específico, mas é preciso fazê-la com mais frequência.

Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo onde apresentaremos os tipos de medidores de pressão arterial, e você poderá escolher o ideal para usar em casa. Confira!

Conheça os principais tipos de medidor de pressão arterial

Os modelos de medidores de pressão disponíveis no mercado são diversos, e o ideal será aquele que supra suas necessidades, desde a praticidade no uso até a leitura do número na tela.

1 – Medidor de pressão manual

Provavelmente você já viu um médico usando um estetoscópio e um medidor de pressão arterial manual, uma vez que esse modelo é mais recomendado para profissionais da saúde treinados para sua utilização, pois requer o uso conjunto do estetoscópio para interpretar os resultados.

Também chamado de medidor de pressão analógico, esse modelo é aquele com leitor de ponteiro.

É composto por uma braçadeira, uma bolsa inflável, uma válvula conectada ao bombeador de ar e o manômetro, que é parecido com um relógio e indica os números da pressão.

Por mais que o medidor de pressão arterial manual seja mais usado em clínicas e hospitais, há quem o utilize em casa – basta fazer a medição da forma correta e seguir todas as instruções.

Também existe o medidor de pressão infantil, que funciona da mesma forma; a única diferença se dá no tamanho das braçadeiras, já que o tamanho do braço da criança é menor.

2 – Medidor de pressão digital

Devido a sua praticidade, o medidor de pressão digital é indicado para os pacientes que precisam fazer a leitura diária da sua pressão. Entretanto, o aparelho precisa estar sempre calibrado, caso contrário, pode apresentar resultados falsos.

Como ele possui um monitor que marca a leitura, não é necessário que você foque nos mínimos detalhes, como no medidor manual.

Sem contar que os medidores de pressão digitais oferecem várias possibilidades de uso, desde braçadeiras manuais até pulseiras e braçadeiras automáticas.

Para fazer o uso, é preciso posicionar corretamente o aparelho no braço e apertar um botão. Depois de alguns segundos, os valores serão exibidos na tela.

Indicações importantes

- No momento de medir a pressão arterial, sente-se com a coluna ereta e mantenha o braço esticado sobre uma superfície plana. Essa indicação vale tanto para os medidores manuais como para os digitais.

- Certifique-se de que a braçadeira possui o tamanho adequado para seu braço.

- É importantíssimo que o medidor de pressão possua o selo de aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Isso prova que o aparelho é validado e de qualidade.

 

Agora você já sabe quais são os principais tipos de medidores de pressão arterial e conseguirá fazer a escolha ideal para o uso em casa.

Somos especialistas na distribuição de materiais médico-hospitalares e equipamentos médicos. Clicando aqui, você pode conferir nossos medidores de pressão e garantir o melhor para você.

Metromed, de mãos dadas pela saúde!