O que é a hipertensão arterial e como prevenir e controlar a pressão alta?

No dia 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos em relação à pressão alta.

Isso porque a hipertensão é uma doença que afeta mais de 30% da população do planeta, o que representa mais de 1 bilhão de pessoas. Além disso, a doença é o principal fator de risco para acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca e doenças renais crônicas.

Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo com algumas informações relevantes sobre o tema. Acompanhe!

O que é a hipertensão arterial

A hipertensão arterial é o aumento da pressão na circulação do sangue pelas artérias do corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ocorre quando os níveis estão acima de 140 x 90 mmHg (milímetros de mercúrio).

Quando a pressão de um indivíduo fica maior do que 12 por 8, este já é considerado hipertenso. A partir deste ponto, o risco de acontecerem outras doenças relacionadas à pressão alta, como aquelas citadas na introdução do artigo, são muito maiores.

O que acontece é que raramente o paciente hipertenso apresenta sintomas, mas quando não tratada, a doença pode ser uma terrível inimiga.

Quais são as causas da doença?

São várias as causas que podem estar associadas à hipertensão arterial. Vamos destacar algumas delas:

- Fatores hereditários;

- Obesidade;

- Estresse;

- Envelhecimento;

- Sedentarismo;

- Má alimentação;

- Tabagismo;

- Consumo excessivo de álcool;

- Consumo excessivo de sal;

Sabendo quais são as causas, você já consegue ter uma noção de como prevenir a doença, com cuidados que vão desde a prática de exercícios físicos regulares e o controle do estresse até aplicar uma alimentação saudável e a moderação no consumo de sal e álcool.

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico da hipertensão é realizado somente após a confirmação de um padrão no aumento da pressão, já que ao aferir a pressão em condições extremas, como após uma refeição ou após a prática de exercícios físicos, os níveis podem se apresentar bem alterados.

E é aí que os exames de rotina se fazem tão importantes. Por indicação de um médico cardiologista, o paciente poderá realizar o MAPA (Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial); trata-se de exames simples, mas fundamentais para avaliar os níveis de pressão arterial.

O exame costuma ser realizado em um dia normal de rotina para que a análise seja a mais fiel possível. Assim, é possível identificar os picos de hipertensão e confirmar o diagnóstico, o que contribui para que o paciente faça um tratamento precoce da doença.

Cuidados após o diagnóstico da doença

A hipertensão arterial, na maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Vale ressaltar também que o tratamento nem sempre envolve o uso de medicamentos, mas sim a adoção de um estilo de vida mais saudável, como a mudança de hábitos alimentares, evitar o sedentarismo e o estresse, entre outros.

O tratamento da hipertensão arterial de forma contínua amplia a qualidade e a expectativa de vida.

O que você achou do conteúdo de hoje? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com seu médico de confiança.

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!