O que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Trata-se de um tumor que afeta a próstata, uma glândula que fica localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, o canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Levando em consideração que estamos no mês do Novembro Azul, uma campanha de conscientização mundial que tem por objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, resolvemos preparar este artigo com o que você precisa saber sobre a doença. Confira com atenção!

Sintomas do câncer de próstata

Na sua fase inicial, o câncer de próstata evolui silenciosamente, com os pacientes apresentando nenhum sintoma, por exemplo. Quando apresentados, os sintomas são semelhantes ao crescimento benigno na próstata, como dificuldade para começar a urinar e vontade de urinar mais vezes ao dia, até mesmo durante a noite.

Alguns outros sintomas:

- Jato da urina muito fraco;

- Presença de gotas de urina na cueca;

- Impotência ou dificuldade para manter a ereção;

- Dor ao ejacular;

- Dor ou ardor ao urinar;

- Presença de sangue na urina ou no sêmen;

- Sensação de bexiga cheia, mesmo após ter urinado;

Já na fase avançada, quando a próstata está muito aumentada, a doença pode provocar dor óssea, infecção generalizada, incontinência urinária ou fecal e até insuficiência renal.

Sem contar que se o câncer tiver se espalhado para outras regiões do corpo, podem surgir outros sintomas menos específicos como dor constante nas costas e fraqueza nas pernas.

Tratamento

O tratamento vai depender do estágio do câncer, da idade do e do estado de saúde do paciente. Quando iniciado no tempo correto e feito o diagnóstico precoce, o tratamento é extremamente eficaz, com chance de cura de até 90%.

As opções de tratamento mais utilizadas são:

- Cirurgia para remoção do tumor: muito eficaz quando o tumor está localizado;

- Radioterapia ou quimioterapia: opções geralmente utilizadas quando o tumor entrou em metástase ou como complemento da intervenção da cirurgia;

- Terapia hormonal: para controlar os hormônios que estimulam a evolução do câncer;

A escolha do tratamento mais adequado é definida em conversa entre o médico e o paciente, onde são apresentados os riscos e benefícios de cada opção.

Possíveis causas

Apesar de não existirem causas específicas para o desenvolvimento da doença, alguns fatores exigem atenção redobrada, como:

- Histórico familiar da doença;

- Ter mais de 50 anos de idade;

- Ser obeso;

- Ter uma dieta pouco saudável;

Prevenção

A principal medida para prevenir o câncer de próstata é a realização do exame de toque retal, um procedimento rápido, indolor e que não traz riscos a saúde.

A Sociedade Brasileira de Urologia orienta que homens negros ou com histórico familiar de câncer de próstata façam exames diagnósticos a partir dos 45 anos, e o médico é quem deve estipular a periodicidade.

Além disso, realizar atividades físicas ativamente, não fumar, beber de forma moderada e ter uma dieta saudável são hábitos que auxiliarão na prevenção contra o câncer de próstata e também de outras doenças crônicas.

 

O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode salvar vidas.

Basta um toque para a prevenção.

Compartilhe este artigo e nos ajude a conscientizarmos a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Metromed, de mãos dadas pela saúde!