Saiba como reduzir custos com a gestão de equipamentos médico-hospitalares

Reduzir custos e aumentar lucros são os principais objetivos de uma boa gestão. Em um estabelecimento da área da saúde, existem algumas formas de realizar esses objetivos sem que a qualidade do serviço seja comprometida, e a gestão dos equipamentos médico-hospitalares é uma delas.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed preparamos este artigo com muito carinho para te ajudar nesse momento. Acompanhe a leitura conosco até o final!

1 – Faça um planejamento eficiente

Antes de tomar qualquer decisão, um bom gestor, independente do segmento, precisa se planejar.

Um planejamento eficiente é aquele baseado em dados, pesquisas e evidências, e não em achismos. Isso porque quando você se planeja dessa forma, as oportunidades de redução de custos são muito maiores.

O pulo do gato aqui é fazer uma análise de indicadores, pois eles te mostram o que você deve ou não fazer, com base na economia e na satisfação dos clientes.

Baseando-se apenas nos achismos, você pode tomar decisões errôneas, como fazer a compra de um equipamento médico-hospitalar supercaro apenas porque o seu concorrente também o fez.

2 – Separe os equipamentos hospitalares por categorias

Fazer uma boa gestão consiste em saber tudo e mais um pouco sobre cada equipamento que você adquiriu. Isso não auxilia somente na redução de custos, como também na eficiência do seu trabalho.

Por exemplo, existem aqueles materiais que serão usados com mais frequência e precisam permanecer mais próximos ao alcance, há também aqueles que precisam ficar sob refrigeração e ainda tem os que são usados com menos frequência.

Você pode separar os equipamentos de acordo com o sistema fisiológico: aqueles utilizados para tratamento ou diagnóstico respiratório, circulatório, muscular e todos os demais.

Também é possível separá-los de acordo com a frequência de utilização.

Independente da separação por categoria que você escolher, é importante que a mesma seja sempre respeitada para que, quando necessário, seja mais fácil fazer a reposição dos equipamentos.

3 – Tenha um mapa de custos

Para que você consiga traçar boas estratégias de redução de custos, é necessário mapear os mesmos.

Comece definindo quais são os seus custos fixos, que sempre vão existir, independente se há pacientes ou não, como água, luz, internet, telefone, aluguel, etc.

Depois disso, defina quais são custos variáveis, ou seja, aqueles que se alteram de acordo com as demandas, como treinamento para a equipe, material para escritório, peças de reposição, etc.

Mesmo que pareça irrelevante, esse mapeamento será crucial para ter uma visão mais realista sobre o fluxo de gastos da sua instituição e, com base nessas informações, traçar estratégias para reduzi-los.

4 – Faça manutenções preventivas dos equipamentos

Com o tempo, os equipamentos vão desgastando com o uso, sendo necessário revisá-los com frequência para evitar grandes problemas enquanto são utilizados.

É por isso que as manutenções preventivas são implementadas para averiguar se todos os equipamentos estão funcionando da melhor maneira possível, a fim de evitar falhas e a necessidade de ter que comprar peças de última de hora, o que pode fazer você gastar mais do que o necessário.

5 – Adquira equipamentos de quem está de mãos dadas com a saúde

Nós da Metromed estamos de mãos dadas com a saúde e nos preocupamos com a qualidade dos equipamentos hospitalares que distribuímos, com quem vai comprar esses equipamentos e com o paciente que será atendido.

Somos uma empresa altamente comprometida com o que faz. Sabemos da importância do nosso trabalho na construção de uma sociedade cada vez melhor e mais saudável.

Por isso, ao distribuir ao distribuir nossos equipamentos, primamos pela qualidade dos mesmos. Essa é uma filosofia incorporada por toda a nossa equipe.

Queremos ser reconhecidos pela excelência dos produtos oferecidos, pelo atendimento e pelo profissionalismo da equipe, sendo assim a empresa referência no segmento de material e equipamento médico-hospitalar.

Vamos conversar?

Clique aqui, converse conosco e conheça nossos produtos. Traga mais saúde para sua vida!