Setembro Amarelo: precisamos falar sobre depressão e prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização focada na prevenção ao suicídio, uma prática normalmente associada à depressão.

Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil, e mais de 1 milhão no mundo; infelizmente, esse número é crescente, principalmente entre os jovens, de acordo com dados do site da campanha.

96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais; a depressão está em primeiro lugar, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Pensando em contribuir para a causa, nós aqui da Metromed preparamos esse artigo com informações importantes a respeito do tema. Acompanhe.

Como e quando o Setembro Amarelo teve início?

No dia 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde e que serviu de inspiração para que, em 2015, fosse criado o Setembro Amarelo, um mês inteiro dedicado a discutir sobre o tema.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) foram os órgãos responsáveis pela criação da campanha.

Atualmente, várias regiões do país aderiram ao movimento. Muitos monumentos e pontos turísticos utilizam da cor amarela para representar seu apoio, como o Cristo Redentor.

Por que a cor amarela?

Em 1994, Mike Emme, um jovem americano de 17 anos, cometeu suicídio no interior de seu Ford Mustang 1968. Segundo seus amigos, o carro era seu principal passatempo. Mike havia feito uma reforma e o pintou com a cor amarela.

Após sua morte, descobriu-se que Mike tinha sinais de depressão e não conseguia lidar com o término de um namoro. O adolescente deixou uma carta para seus pais pedindo para que não se culpassem pela sua morte. Durante o enterro de Mike, os mesmos distribuíram cartões com fitas amarelas com a frase: “se você está pensando em suicídio, entregue esse cartão a alguém e peça ajuda”.

Em pouco tempo, os pais de Mike começaram a receber ligações de todo estado, e a iniciativa repercutiu para todo o país.

Quais são os objetivos da campanha?

O principal objetivo do Setembro Amarelo é conscientizar toda a população para a prevenção ao suicídio e sobre os transtornos mentais.

O suicídio é o ato de tirar a própria vida de maneira intencional. Pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte também fazem parte do tema, além dos transtornos mentais, responsáveis pela maioria dos casos.

Durante todo o mês de setembro, a campanha visa informar a população, disponibilizando materiais gratuitos no site setembroamarelo.com e entrevistas para diversos canais de comunicação. Tais materiais trazem dados e até mesmo formas de falar sobre o tema e identificar pessoas que precisam de ajuda.

Lamentavelmente, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim como um momento de fraqueza de quem o comete. Esse também é um dos objetivos do Setembro Amarelo – fazer com que as pessoas entenderem que o suicídio tem sim relação com a saúde pública.

Precisamos falar sobre isso

Muitos são os problemas que podem levar alguém a cometer suicídio, e geralmente eles são decorrentes de um acontecimento específico na vida de cada um.

Falar sobre os nossos sentimentos é fundamental.

O apoio de terceiros pode ajudar quem sofre de transtornos mentais, principalmente para identificar alguém que esteja necessitando de um tratamento profissional.

Lembre-se: ajude alguém se você pode, e procure ajuda se você precisa!

Acesse setembroamarelo.com