Como abrir um consultório médico? Saiba como fazer isso com as nossas 4 dicas práticas!

Se você quiser abrir um consultório médico evitando aqueles erros mais comuns que os profissionais da área cometem, fique conosco até o final do artigo!

Abrir um consultório médico vai um pouco além das especialidades da medicina; será preciso entender alguns fundamentos de administração, marketing, vendas e demais áreas.

Pensando nisso, nós aqui da Metromed resolvemos preparar esse artigo com 4 dicas práticas para te ajudar a abrir um consultório médico, além de um bônus no final. Seguindo essas dicas, você já terá um norte para a abertura do seu consultório. Acompanhe!

1 – Defina qual será a categoria do seu consultório médico

Segundo a ANS (Agência Nacional da Saúde), os estabelecimentos médicos são divididos em 54 tipos de consultórios, por isso é importantíssimo definir qual será a categoria do seu consultório médico, pois ele está intimamente ligado ao regime tributário do qual você prestará contas.

As opções mais comuns de categoria são:

- Clínica popular: nesta categoria, a demanda de pacientes costuma ser mais alta, mas o valor da consulta costuma ser mais barato. Além disso, o valor para manter uma clínica popular é mais baixo. Considerando que os atendimentos médicos voltados para esta categoria são aqueles gerais e menos complicados, os profissionais que nela atuam são normalmente os clínicos gerais.

- Clínica integrada: um modelo de clínica onde o espaço é dividido entre diversos profissionais de especialidades diferentes.

- Clínica especializada: um modelo voltado para o médico especialista em uma determinada área de atuação. Por exemplo, uma clínica especializada em urologia.

2 – Escolha o melhor local para montar seu consultório

Aqui é essencial que você faça uma escolha assertiva, pois caso você tenha que mudar de local por algum motivo, um grande investimento financeiro precisará ser feito. Nesse caso, vamos tentar acertar de primeira!

Considere locais de fácil acesso para os pacientes, com estacionamento e com bastante luz natural. Uma boa dica é que você busque por locais no centro da cidade.

Não esqueça de definir o perfil de paciente que você deseja atrair para o seu consultório, pois isso influencia muito na escolha do local.

3 – Atenda às exigências legais e sanitárias

A abertura de um consultório médico exige alguns processos burocráticos para que tudo esteja dentro da lei, o que garantirá que o estabelecimento está legal e seguro.

A Vigilância Sanitária, o corpo de bombeiros e alguns órgãos da prefeitura da sua cidade, por exemplo, demandam algumas autorizações para o funcionamento de uma empresa, e quando se trata da área da saúde, isso não é diferente.

A dica de ouro aqui é que você conte com um contador para resolver todas essas questões fiscais e burocráticas.

4 – Quem não é visto, não é lembrado   

Para que você atraia pacientes para sua clínica, a publicidade será mais do que necessária. Afinal de contas, não adianta ter uma ótima clínica com os melhores profissionais se ninguém souber disso, certo?

Utilize a internet e as redes sociais ao seu favor nesse momento. Crie conteúdos que ajudem as pessoas e provem que você tem autoridade na sua área de atuação. Assim, se a divulgação for bem feita, quando as pessoas precisarem de uma clínica relacionada ao serviço que você presta, certamente lembrarão da sua.

Bônus: adquira equipamentos de qualidade

Certamente o seu consultório precisará de equipamentos médicos e/ou materiais médico-hospitalar, não é mesmo? É aí que entra a Metromed!

Há 30 anos, distribuímos produtos de confiança e de qualidade comprovada.

Estamos de mãos dadas pela saúde e acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Clique aqui e confira nossos produtos!