5 dicas essenciais para a administração de clínicas médicas

 

Uma das matérias que certamente os estudantes de medicina não aprendem em seu curso é a de administração de empresas. Entretanto, depois de formados, muitos desses profissionais optam pela abertura da sua clínica própria, e é quando se deparam com esse desafio para o qual não estão devidamente preparados.

Isso porque fazer com que uma clínica médica prospere, requer muito mais do que habilidades médicas.

Mas nem tudo está perdido; Na internet, existem muitos cursos complementares sobre o tema e muito material relevante e gratuito disponível, como esse que você já está lendo.

Se você quiser saber quais são as nossas 5 dicas essenciais para administração de clínicas médicas, acompanhe o artigo até o final!

1 – Esteja de acordo com as normas de legislação

É sabido que uma clínica médica não é um negócio simples, uma vez que apresenta elevados riscos sanitários, podendo causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Radiação ionizante, contaminação por agentes químicos e resíduos perfurocortantes são apenas alguns dos riscos existentes.

Desta forma, estar de acordo com as normas de legislação dos órgãos fiscalizadores é a nossa primeira dica, e isso serve tanto para garantir a segurança dos pacientes e da sua equipe quanto para evitar problemas burocráticos no futuro.

2 – Invista em automações e sistemas

A tecnologia precisa ser a sua aliada na administração, e recursos como automação de processos e sistemas de gestão podem vir muito bem a calhar.

Entretanto, antes de contratar essas soluções, é importante que você já esteja bem habituado com o cotidiano da sua clínica para saber como esses produtos podem te ajudar.

Afinal de contas, não adianta contratar um ótimo sistema de automação de processos se você não sabe como utilizá-lo de maneira assertiva para melhorar a produtividade da sua equipe.

3 – Proporcione um atendimento humanizado

Tendo em vista que você estará lidando com a vida das pessoas, é extremamente importante que seja oferecido um atendimento humanizado e satisfatório, isto é, compreendendo e ouvindo o paciente de forma respeitosa, cordial e empática.

O atendimento humanizado deve ser priorizado durante toda a jornada de relacionamento do paciente com a sua clínica: desde o agendamento até o pós-consulta.

Você não quer manchar a imagem do seu estabelecimento por conta de um atendimento de má qualidade, não é mesmo?

4 – Gerencie de forma eficiente os seus equipamentos hospitalares

Para que você preste um atendimento médico de qualidade, é imprescindível que os equipamentos hospitalares estejam organizados, bem cuidados e abastecidos. Assim, dificilmente ocorrerão perdas ou o risco da falta deles em um momento de emergência.

A má gestão dos equipamentos hospitalares é um dos principais motivos para o aumento de gastos, e é por esse e outros motivos que você precisa ficar atento a esse ponto na administração da sua clínica.

5 – Escolha bons fornecedores

Algo que tem um papel fundamental no bom andamento e na evolução de uma clínica médica é a escolha correta dos fornecedores. Por isso é importante escolher alguém que priorize a qualidade dos produtos oferecidos.

E é aí que entra a Metromed!

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