Consulta médica on-line: o que é, como funciona e quais especialidades são permitidas

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Plos One em julho de 2021, no Brasil, houve um aumento de 800% no uso de telemedicina já nos primeiros dias da pandemia do COVID-19. É um número bastante significativo, não é mesmo?

Graças a uma lei extraordinária, a PORTARIA Nº 467, DE 20 DE MARÇO DE 2020, houve maior flexibilização na modalidade de consulta médica on-line, permitindo que os médicos poderiam atender todo o cenário nacional à distância.

Desta forma, foi possível realizar diagnósticos de maneira mais rápida e descobrir complicações na saúde dos pacientes precocemente, além de desafogar o sistema de saúde presencial.

Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, nós aqui da Metromed preparamos este conteúdo com muito carinho. Confira!

O que é uma consulta médica on-line?

Trata-se de um atendimento realizado entre o médico e paciente por meio de uma videochamada.

A consulta segue a mesma linha da dinâmica presencial, incluindo o devido sigilo médico. A maior diferença é que o paciente não precisa se deslocar fisicamente até o consultório médico.

Há quem diga que uma consulta médica on-line pode ser até mais abrangente que a presencial, uma vez que, por estar no conforto da sua casa e falando com o médico à distância, o paciente pode se sentir mais à vontade para contar o que está sentindo.

Como funciona?

Através de um sistema de agendamento on-line, o paciente que deseja fazer a consulta consegue visualizar a agenda do seu médico para escolher o horário que se adeque a sua agenda pessoal.

Para fazer esse agendamento, normalmente são necessários apenas os dados pessoais e os de contato. É tudo rápido, fácil e prático.

O momento da consulta on-line é muito semelhante à presencial: o médico ouve o que o paciente tem a dizer e conduz o tratamento de acordo com as necessidades apresentadas.

Vale ressaltar que por mais que a consulta seja à distância, ainda assim é configurado como atendimento médico, e precisa ser assumido desta forma tanto pelo médico como pelo paciente e qualquer outra pessoa envolvida.

Quais especialidades médicas são permitidas?

Não há restrições quanto às especialidades médicas que possam realizar as consultas on-line. Logo, o paciente pode agendar uma consulta com qualquer especialista que atenda à distância.

Entretanto, é válido lembrar que, em alguns casos, pode ser necessário a realização de exames físicos para confirmar o diagnóstico clínico; pode existir ainda a troca de informações entre os profissionais da saúde pelo meio digital.

Um clínico geral, por exemplo, pode consultar um cardiologista, caso desconfie que o paciente tenha um problema no coração. Desta forma, ele evita que uma nova consulta médica seja realizada para concluir o diagnóstico.

De mãos dadas pela saúde

Você já conhece a Metromed? Somos distribuidores de material médico-hospitalar e equipamentos médicos.

Ao distribuir nossos equipamentos, primamos pela qualidade dos mesmos. Essa é uma filosofia incorporada por toda a nossa equipe.

Queremos ser reconhecidos pela excelência dos produtos oferecidos, pelo atendimento e pelo profissionalismo da equipe, sendo a empresa referência no segmento de material e equipamento médico-hospitalar.

Vamos conversar?

Clique aqui, converse conosco e conheça nossos produtos. Traga mais saúde para sua vida!