Cuidados com a saúde e o bem-estar dos idosos: veja 4 coisas para você ficar atento

Manter a saúde e o bem-estar dos idosos não é algo tão simples quanto parece, e por isso exige a atenção das pessoas próximas como a família, os amigos e os cuidadores profissionais em algumas particularidades.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, o número de idosos chegou a 32,9 milhões, enquanto a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos, segundo dados de 2018 do Banco Mundial.

Levando esses dados em consideração, se torna cada vez mais essencial saber como tomar os devidos cuidados em relação à saúde e o bem-estar das pessoas idosas no momento em que vivemos, e é por isso que trouxemos aqui 4 coisas para você ficar atento. Acompanhe!

1 – Alimentação

É sabido que é necessário ter uma alimentação saudável durante todas as fases da vida, mas para as pessoas idosas, isso é mais importante ainda, uma vez que o corpo já não tem mais o mesmo ritmo da juventude e os órgãos já não funcionam com a força total.

Arroz integral, milho, batata, ovos, abóbora, mandioca, frutas e pão integral são alimentos com boas fontes de energia e que podem entrar na dieta de um idoso. Além disso, é recomendado que se evite gordura saturada e alimentos industrializados.

2 – Atividades físicas

A parte interessante das atividades físicas é que além de serem importantes para melhorar a disposição e a saúde dos idosos, prevenindo o surgimento de possíveis doenças, são uma oportunidade de convívio social. Vale lembrar que o acompanhamento médico é importante e deve ser considerado na hora de definir as atividades físicas para uma pessoa idosa.

Algumas opções para o idoso colocar o corpo em movimento são: hidroginástica, Pilates, Yoga, natação e dança.

3 – Medicamentos e consultas médicas

Para quem se compromete a cuidar de uma pessoa idosa, é importantíssimo ficar atento aos horários de tomar medicamentos e na rotina de consultas médicas.

Na terceira idade, as mudanças no corpo são intensificadas e, muitas vezes, é necessário um acompanhamento médico e também alguns medicamentos para prevenir doenças ou disfunções que podem acometer o idoso.

Sendo assim, é fundamental que alguém esteja por perto para garantir que o idoso esteja alinhado com as demandas relacionadas à sua saúde.

4 – Cuidados na casa do idoso

A casa de uma pessoa idosa pode oferecer diversos riscos para o mesmo, por isso precisa passar por algumas mudanças e adaptações.

Alguns exemplos do que pode ser feito:

  • Colocar tapetes antiderrapantes nas escadas, rampas, banheiros e outros locais que ofereçam o risco de escorregar;
  • Aumentar a iluminação na casa – interruptores automáticos podem ser grandes aliados;
  • Abrir mais espaço para passagem entre móveis;
  • Instalar barras de apoio em locais que oferecem risco de queda como escadas, corredores, rampas e, principalmente, no banheiro.

 

Garantir a saúde e o bem estar de uma pessoa idosa vai muito além de ajudar a atravessar a rua ou carregar suas compras até o carro.

Como todos nós um dia seremos idosos, precisamos ter conhecimento desses cuidados e exercer o conceito de reciprocidade: dar e receber.

 

Se você precisar de algum material médico-hospitalar e equipamentos médicos, nós da Metromed podemos te ajudar! Clique aqui e entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos produtos!