O que você precisa saber sobre o câncer de mama

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

Trata-se de um tumor maligno que se desenvolve na mama, sendo a consequência de alterações genéticas de algum conjunto de células nessa região do corpo.

Levando em consideração que estamos no mês do Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, resolvemos preparar este artigo com o que você precisa saber sobre a doença. Confira com atenção.

Sintomas do câncer de mama

Nas suas fases iniciais, o câncer de mama pode ser notado através dos seguintes sintomas:

- Aparecimento de um nódulo (caroço) fixo e indolor; essa é a principal manifestação da doença, presente em 90% dos casos e podendo ser percebido no autoexame.

- Pele avermelhada, inchaço e calor;

- Alterações no formato do bico do peito (mamilo) ou das mamas;

- Saída de secreções escuras do mamilo;

- Pele enrugada, com aspecto de casca de laranja;

Além do autoexame, que é quando a mulher toca em suas próprias mamas para perceber se há algum nódulo, é importantíssimo também que sejam feitos os exames preventivos, como a mamografia, antes mesmo do aparecimento de qualquer um desses sintomas.

Tratamento

Nos últimos anos, o tratamento da doença felizmente vem sofrendo muitos avanços.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece cirurgias como mastectomias, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos, além de cirurgias conservadoras e da reconstrução da mamária.

Vale ressaltar que o tratamento do câncer de mama vai depender da fase em que a doença se encontra e do seu tipo. Quando diagnosticado nas fases iniciais, a tendência é que o tratamento tenha um maior potencial de cura.

Prevenção

A prevenção de câncer de mama pode ser dividida em duas categorias: a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames preventivos.

Cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

- Exercícios físicos; segundo um estudo do Journal of the National Cancer Institute, adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de terem câncer de mama na fase adulta em até 23%.

- Manter o peso corporal controlado;

- Consumir menos bebidas alcóolicas;

- Não fumar;

- Amamentar;

- Ter uma dieta balanceada;

Quanto aos exames, é altamente recomendável que a mulher comece a fazer mamografias anualmente após os 40 anos.

Entretanto, caso você tenha histórico familiar da doença, os exames anuais devem começar 10 anos antes do caso mais precoce do seu familiar. Por exemplo, se um parente seu teve câncer de mama aos 45 anos, o ideal é que você comece os exames anuais aos 35 anos.

De acordo com um estudo da revista Radiology, a mamografia anual feita na idade correta pode reduzir 30% das mortes por câncer de mama.

 

O diagnóstico precoce do câncer de mama pode salvar vidas.

Faça o autoexame e procure seu médico regularmente.

Compartilhe este artigo e nos ajude a conscientizarmos a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Metromed, de mãos dadas pela saúde!