Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022: Por que a amamentação é tão importante?

O leite materno é fundamental para que as necessidades nutricionais e imunológicas de um bebê sejam supridas. Além disso, ele pode auxiliar na prevenção de infecções, promove segurança alimentar e oferece diversos outros benefícios.

É por isso que entre os dias 1 e 7 de agosto acontece a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022, uma campanha organizada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação (WABA, em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O tema deste ano é “Educação e Apoio” e foca na proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno em diferentes níveis da sociedade.

Com o objetivo apoiar essa campanha, nós aqui da Metromed resolvemos preparar esse artigo para explicar porque a amamentação é tão importante. Acompanhe a leitura até o final!

O alimento perfeito para o bebê

Produzido nas glândulas mamárias, o leite materno apresenta uma composição nutricional balanceada que dispensa a complementação de outros alimentos nos primeiros meses de vida do bebê. Vitaminas, minerais, açúcares, proteínas carboidratos e gorduras estão presentes no leite materno, sem contar os fatores imunológicos contra doenças como diarreias, infecções respiratórias e alergias.

Nenhum outro alimento oferece tantos benefícios como esse!

Saúde garantida tanto à mãe quanto ao bebê

Já falamos sobre os benefícios do aleitamento materno para o bebê, mas é importante ressaltar que ele traz diversos benefícios para a mãe também.

Quando realizado nas primeiras horas de vida do bebê, o aleitamento materno auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragias.

Outros benefícios incluem a redução do risco de câncer de ovário e de mama e o efeito hormonal causado pela amamentação que induz à falta de menstruação, o que ajuda a espaçar as gestações.

Vale citar um benefício da amamentação que vai além da saúde: o vínculo afetivo que se cria entre a mãe e o bebê.

Os demais benefícios da amamentação

- De acordo com a Caderneta de Atenção Básica nº 23 do Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo, por causas preveníveis (JONES et al., 2003).

- A amamentação pode promover um melhor desenvolvimento na cavidade bucal do bebê.

- Há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

- O aleitamento materno pode melhorar a qualidade de vida das famílias, visto que as crianças amamentadas adoecem menos, necessitam de menos atendimento médico, hospitalizações e medicamentos, o que pode implicar menos gastos e situações que podem causar dores de cabeça.

Alertas sobre a amamentação

- Se por algum motivo a mãe não puder amamentar, o bebê deve consumir leite materno de um banco de leite ou com um substituto. Recomenda-se que seja evitado o uso de mamadeiras, pois elas são mais difíceis de limpar. Até mesmo os recém-nascidos podem ser alimentados com um copo aberto, já que este pode ser limpo com maior facilidade.

– Mulheres com HIV podem transmitir o vírus ao bebê por meio da amamentação. Por isso, aquelas que forem soropositivo ou que tiverem suspeitas, devem procurar assistência médica antes de amamentar.

- Recomenda-se que a mulher retire leite de duas a três vezes por dia mesmo que não esteja perto do bebê, pois isso estimulará a produção de mais leite. O leite deve ser conservado em um recipiente limpo para não correr risco de contaminação.

A sua vida é o seu maior bem. Cuide-se!

 

Conheça a Metromed

Estamos há mais de 30 anos distribuindo produtos médicos hospitalares de confiança e de qualidade comprovada.

De mãos dadas pela saúde, acreditamos na construção de uma sociedade mais próspera através da dedicação conjunta e do comprometimento em te oferecer o melhor.

Se você quiser conferir nossos produtos, basta clicar aqui!